A iluminação LED é o futuro e a alternativa verde segunda apontam os especialistas. Apesar de estar ser uma nova tendência mundial, essa tecnologia existe no mundo já faz um bom tempo. Contudo, com o seu gasto energético mínimo e com uma grande duração a iluminação LED é de fato uma das tecnologias mais promissoras do futuro.

Por isso, nesse artigo vamos falar sobre os pós e contras de ter uma instalação LED em casa e por que ela é considerada tão eficiente para a iluminação. Também, a razão pela qual ela é uma aposta dos especialistas para a proteção do meio ambiente e a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera.

Vantagens das lâmpadas LED

As vantagens de contar com um sistema de iluminação LED são várias. Desde uma baixo consumo energético até uma maior variedade de lâmpadas que encaixem perfeitamente com a decoração do local.

Além de contarem com uma vida útil 3 vezes maior comparado com as lâmpadas fluorescentes, uma lâmpada LED pode ser usada 8 horas diárias por aproximadamente 20 anos. Porém, sem apresentar praticamente nenhuma alteração no brilho e intensidade lumínica. Outra vantagem dessa tecnologia está no fato dela ser uma excelente alternativa para ambientes de trabalho. Em outras palavras, a iluminação LED não emite radiação ultravioleta nem causa cansaço visual como outros tipos de fontes de iluminação artificial.

Uma excelente opção para o seu projeto de decoração

As luminárias LED, além de econômicas e funcionais, também servem como uma excelente alternativa decorativa. Isso porque nesse tipo de sistema de iluminação é possível controlar o fluxo luminoso, como também variar as tonalidades e os tipos de cores.

Portanto, com a sua versatilidade na hora de se adaptar a qualquer projeto de instalação elétrica, a iluminação LED é o que há de mais novo e inovador no mercado. Desse modo, permitindo uma série de projetos de decoração, sejam eles dos mais elaborados aos mais simples.

As lâmpadas LED são sustentáveis

Um sistema de iluminação LED transforma praticamente toda a energia de um diodo em luz e quase nada de calor. Por essa razão é uma alternativa compatível com o meio ambiente, já que além de poupar energia também não polui a natureza com filamentos metálicos e outras substâncias tóxicas.

Assim, uma lâmpada reciclável, com baixo consumo energético e que não gera material tóxico em sua composição, fazem das lâmpadas LED uma tecnologia do futuro. Em outras palavras, um sistema de iluminação sustentável e que já está presente na iluminação pública das cidades mais importantes do mundo.

Cuidados na hora de instalar um sistema LED

Embora os sistemas de iluminação LED tenha tantos benefícios, ainda existe uma certa resistência dos consumidores mais conservadores em modificarem os seus sistemas de instalação elétrica. Porém, com o tempo, a própria indústria será responsável por trazer novas alternativas para os mais variados casos, fazendo com que eventualmente todos migrem para esse novo sistema.

Porém, vale a pena estar atento a alguns inconvenientes que possam surgir em uma má instalação elétrica para um sistema de luz LED. Ou seja, essa nova tecnologia gasta uma quantidade muito pequena de energia para produzir luz e qualquer interferência elétrica ou corrente de retorno podem ser capazes de gerar o fenômeno que se conhece como: luz residual. Por isso é importante antes de instalar luzes LED, verificar com um técnico eletricista de confiança, os requisitos básicos para aproveitar o melhor dessa tecnologia.